top of page
  • Foto do escritorRita Farchi Reis

Sigmund Freud: como seu corpo e mente reagem ao perigo? Conheça os 14 mecanismos de defesa

Mecanismo de defesa trata-se de um meio que encontramos de proteger o Ego de entrar em contato com o ID, onde habita os sentimentos mais inconscientes e profundos. É uma estratégia que as pessoas utilizam, muitas vezes sem ter consciência, para se proteger de pensamentos e sentimentos incômodos.

E para entendermos melhor, segue abaixo uma lista de todos os mecanismos de defesas pesquisados por Sigmund Freud:

1. RACIONALIZAÇÃO

Podemos confundir facilmente racionalização com pensamentos racionais, mas na verdade este mecanismo de defesa trata-se de uma escolha inconsciente, que leva o sujeito a justificar-se, devido à junção de fatores, pelos quais realiza tais ações como podemos citar as necessidades ligadas à faltas fisiológicas, avisadas pela própria necessidade do corpo, desejos ligados ao querer, cobiça, anseios e motivações geradas por energias e estímulos psicológicos.

Exemplo: Um sujeito não consegue passar no vestibular que tanto almeja e como justificativa diz que não queria mesmo realizar aquele curso, pois sua área de atuação é outra.

2. SURDEZ EMOCIONAL

Nesta situação o que o sujeito escuta é apenas o que lhe é conveniente.

Exemplo: Um colaborador recebe um feedback de seu líder, onde são levantados pontos positivos, mas também ressaltado o que ele precisa se desenvolver. Após esta conversa, ele simplesmente fala para seus colegas de trabalho que o bate papo foi maravilhoso e que ele se surpreendeu com tantos elogios. Pressupõe não ter sido conveniente ouvir a parte que precisa se desenvolver.

3. FORMAÇÕES REATIVAS

Trata-se de uma formação reativa consciente, em que o sujeito se coloca em estado de alerta onde o Ego consolida traços de caráter e faz uma enorme força para não deixar aparecer os traços instintivos do ID que possui tendências reprimidas. Há traços que o sujeito não deseja que seja revelado, desejo reprimido de fazer algo e fazê-lo de outra forma, por temor social ou outros tipos de medos.

Exemplo: Um homem que é gay, pode se tornar machista e criticar com bastante agressividade os outros gays, apenas para encobrir a realidade sobre sua homossexualidade e ter maior aceitação por parte de seus colegas.

4. REGRESSÃO

Neste mecanismo de defesa há um recuo por parte do Ego, justamente para fugir de frustrações e situações conflituosas. Há um instinto de voltar e reviver situações mais prazerosas em alguma etapa da vida onde o sujeito tenha se sentido mais seguro.

Exemplo: Criança começa a molhar a cama novamente, devido à chegada de uma nova criança na família.


Você sabe qual é a doença do século XXl? Descubra


5. FIXAÇÃO

Há dois mecanismos de defesa que caminham juntos, são eles fixação e regressão. Neste caso o sujeito possui tendências e facilidades em manter-se fixado em determinada época, onde, por exemplo, podemos encontrar um posicionamento infantil na idade adulta. O que não é bom para o desenvolvimento afetivo sexual iniciado no nascimento.

Exemplo: Um exemplo clássico são paixões onde, por exemplo, uma mulher jovem se apaixona por um homem mais velho. Há neste caso uma fixação pela figura do pai.


Está gostando desse artigo e quer saber mais sobre psicanálise ou coaching?

Clique aqui e entre em contato comigo para uma análise.


6. PROJEÇÃO

A projeção se dá de forma inconsciente, onde o sujeito recusa e desconhece o inaceitável, levando ao desconforto psíquico, sobre um objeto externo, coisas ou pessoas. Isto ocorre a partir do momento que há uma negação por parte do sujeito, que o leva a atribuir ao outro seus sentimentos de negação através de desejos, sentimentos e qualidades.

Exemplo: O sujeito briga com o amigo e nega o sentimento de raiva de sua parte, conseqüentemente culpa o amigo pelo fato ocorrido.


7. INTROJEÇÃO

A introjeção ocorre quando o sujeito passa a adquirir as características do outro, percebe-se nesta situação uma assimilaridade de comportamentos e aspectos.

Exemplo: Se o sujeito tem uma mãe carinhosa e atenciosa em sua infância, por se relacionar esta figura materna positiva, leva estas características para outras relações de carinho afetividade.


8. IDENTIFICAÇÃO

Neste processo de identificação o sujeito passa a adotar de forma parcial ou total o aspecto do outro.

Exemplo: O sujeito pode ser muito fã de um cantor e passa a adotar parcialmente suas maneiras, costumes e como se vestir.


9. SUPERAÇÃO DE CONFLITOS / ELABORAÇÃO

Este é um mecanismo de defesa importantíssimo, que substitui a repetição e impede uma futura neurose compulsiva, pois no momento em que o sujeito se depara com angústias, conflitos sociais ou qualquer tipo de situação onde ele se sinta desconfortável e com sentimentos ambivalentes, a capacidade de lhe dar com conflitos entra em ação gerando uma nova visão sobre o processo.

Exemplo: Criança que viveu a infância toda vendo sua mãe com depressão, ao decorrer da vida, procura meios de não deixar que este sentimento se instale em sua vida.


10. IDEALIZAÇÃO

A idealização trata-se de um ponto muito positivo nas relações. Para o idealizador não há defeitos, pois ele coloca bondade e beleza sobre coisas, objetos e pessoas que ele idealiza como sendo os melhores em tudo.

Exemplo: O sujeito pode idealizar o carro do ano como sendo o melhor em tudo. Outro ótimo exemplo para ressaltarmos são as paixões, nesta situação, se for um homem apaixonado por uma mulher, ele irá idealizá-la como sendo a melhor em tudo, a mais, bonita, a mais meiga, pois é realmente o que ele idealiza naquele momento.


11. RENÚNCIA ALTRUÍSTA

Nesta situação há uma renúncia de algo importante por parte do sujeito para de fato ter uma convivência positiva com o outro e ser aplaudido pela sociedade por seus atos de generosidade. Exemplo: O sujeito deixa de tomar o café, e oferece o mesmo para um pedinte.


12. REPARAÇÃO

A reparação é uma defesa de crescimento, a capacidade que o sujeito possui de perceber que o outro merece respeito e se em algum momento ele foi o causador de alguma situação desconfortável e entender isso, se arrepende e pede desculpas, a fim de reparar o que houve. Exemplo: clássico podemos citar discussões entre irmãos, brigam no calor do momento, mas logo reconhecem o erro e pedem desculpas.


13. SIMBOLIZAÇÃO

A psicanálise descreve este mecanismo de defesa como símbolos que possuímos para representar coisas, momentos, pessoas...entre outros, sendo que estes símbolos podem traduzir forças inconscientes. Exemplo: A pomba branca, simboliza paz e o Divino Espírito Santo.



14. SUBLIMAÇÃO

De acordo com o significado da palavra, sublimação trata-se de transformações e purificações de estados, mas para a Psicanálise este mecanismo de defesa é complexo para ser descrito e pode-se dizer que é o cruzamento e convergência de vários temas. Resumi-se na capacidade que o sujeito possui de cessar o que rejeitamos e o móvel do perigo, tornando defesas positivas e bem sucedidas, transformando impulsos indesejados em algo menos prejudicial.


Exemplo: O sujeito está com muita raiva e para esvair este sentimento vai cortar lenha.

Quando faço meus textos e falo com as pessoas, tenho uma preocupação enorme em levar o que sei de forma objetiva e muito clara, para que o meu conhecimento chegue até o meu próximo e realmente possa ser proveitoso para ambas as partes.


Gostou desse artigo e quer saber mais sobre psicanálise ou coaching?

Clique aqui e entre em contato comigo para uma análise.



Rita Farchi Reis


bottom of page