top of page
  • Foto do escritorRita Farchi Reis

Conscientes ou inconscientes? Entenda as atitudes de um paciente com esquizofrenia

Mas o que é esquizofrenia?

Trata-se de uma doença muito antiga que leva a pessoa a perder totalmente o contato com a realidade, através de delírios e alucinações.


Mas toda vez que escuto falar sobre esquizofrenia, logo me vem à mente a palavra preconceito. Mesmo com a modernidade, há um imenso preconceito por parte da sociedade, de incluir as pessoas que sofrem de esquizofrenia no meio social, sendo que esta inclusão é necessária e faz inclusive parte do tratamento do esquizofrênico, pois quanto mais afastado ele estiver das pessoas e da sociedade como um todo, mais crises ele poderá ter.


Normalmente esta doença mental crônica, aparece em homens da adolescência até os 25 anos e em mulheres da adolescência até os 34 anos.


Geneticamente falando, se na família houver algum parente de primeiro grau que sofre de esquizofrenia, a probabilidade desta pessoa desenvolver a doença é bem maior, digamos que aproximadamente 15% a mais de chance da manifestação da esquizofrenia.


Aproveite e se informe sobre depressão: a doença do século XXl


Para as pessoas que tem a propensão ao desenvolvimento da esquizofrenia, a personalidade e o ambiente que a pessoa vive, também são fatores importantes para a manifestação da doença. Esta doença mental pode ser dividida por dois grandes sintomas, os POSITIVOS e os NEGATIVOS.

Mas o que são os sintomas POSITIVOS?

Os sintomas positivos são evidenciados pelas alterações do pensamento da pessoa, chamado de DELÍRIO.


Quando a pessoa se encontra nesta situação há uma enorme distorção da realidade, eles acreditam profundamente na realidade deles, realidade esta totalmente diferente da realidade de uma pessoa saudável.


Corra e conheça nossos 14 mecanismos de defesa


Fora isso o esquizofrênico começa a ter delírios paranoides e passam a acreditar que há câmeras em casa filmando eles e todos os seus passos, imaginam que há veneno na comida e passam inclusive a emagrecer, pois não comem a comida de casa.


Afirmam a implantação de chips na cabeça, falam que são vítimas de perseguição e normalmente eles cismam com alguém da família, geralmente a pessoa mais próxima.


O que acontece bastante é que a família se sente totalmente culpada pela situação e começa inclusive a questionar se fizeram algo para a pessoa se sentir assim, mas na verdade é apenas mais um sintoma da esquizofrenia.


E como tratar estes sintomas de perseguição?

Não adianta fazer perguntas e nem tentar provar para o esquizofrênico que a realidade dele está distorcida, eles são muito bons em justificativas e sempre tem um “por que” para tudo.


Além de todos estes sintomas, há mais uma situação que se caracteriza pela alteração no senso de percepção, chamado de ALUCINAÇÃO.


A pessoa passa a ter percepções sensoriais diferentes das outras como, por exemplo, ver vultos ou até pessoas que já morreram, imaginam estar vendo o próprio diabo, sentem gostos estranhos na boca, como sangue, sentem cheiros diferentes como o de carne podre e costumam ouvir vozes.


A taxa de suicídio para esquizofrênicos é altíssima, pois estas vozes internas podem ficar falando que ele não tem mais saída, para fugir das pessoas e que a única saída seria a morte. Trata-se de sintomas gravíssimos que se não cuidados podem levar qualquer um a beira da loucura.


Mas o que são os sintomas NEGATIVOS?

Os sintomas negativos trazem uma situação delicadíssima de ser tratada.

É quando a pessoa se fecha para o mundo, fica vagando em seus olhares, conversam muito pouco, não interagem mais com ninguém e se tornam totalmente indiferentes a quaisquer sentimentos, podem até não cuidar de si mesmo, como por exemplo, da higiene pessoal e não se importam com mais nada.


Estes sintomas muitas vezes são confundidos com falta de vontade de melhorar, de dar um passo a frente, preguiça, sendo que são apenas mais alguns sintomas desta grave doença mental a esquizofrenia.


No início da doença, não há alterações do nível de consciência e da capacidade intelectual do paciente, mas ao longo do tempo e com as várias crises o mesmo poderá ter alteração no raciocínio e na memória, perda progressiva das funções cognitivas do cérebro.


Antigamente os esquizofrênicos eram tratados como loucos e internados em hospícios, lá ficavam por longos anos e sofriam os mais diversos tipos de abordagens médicas da época.


Sabemos que a esquizofrenia é uma doença mental muito grave e que não tem cura, mas hoje em dia há muitos meios de tratamentos: terapias, medicamentos... etc e quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor é para o paciente e para a família.


Os medicamentos controlam bem os sintomas positivos e não tem muito poder sobre os sintomas negativos.


O que acontece é que muitas famílias e o próprio paciente abandonam o tratamento, pois não esperam os medicamentos fazerem o efeito esperado, há de fato um tempo para adaptação do organismo, até que surjam os efeitos positivos e eliminação de alguns sintomas.


Mas para que o tratamento tenha bons resultados, é imprescindível o apoio da família, amigos e incluir o paciente nos programas que o ajudam na integração com a sociedade.


Gostou desse artigo e quer saber mais sobre psicanálise ou coaching? Clique aqui e entre em contato comigo para uma análise.

Rita Farchi Reis


bottom of page