top of page
  • Foto do escritorRita Farchi Reis

Quer ajuda? Procure um psicanalista

Eu acredito que esta linda profissão de saber ouvir sabiamente as pessoas, através da escuta e de gestos como no estudo que realizei sobre a Hermenêutica, surgiu há séculos atrás, só não sabiam que se tratava de uma profissão, e mais ainda, uma habilidade, pois a pessoa que deseja se tornar um psicanalista, tem sim que ter isso na veia, precisa ter nascido com este querer ouvir as pessoas, ter empatia pelo próximo e aí sim acredito que poderá se desenvolver com sucesso nesta área, para que possa acompanhar e auxiliar no auto desenvolvimento de seus pacientes, através desta caminhada de buscar no inconsciente respostas para possíveis conflitos que acabam atrapalhando as pessoas em várias etapas da vida.


O maior estudioso de todos os tempos, o pioneiro Sigmund Freud (clique aqui e saiba mais sobre Freud) era um Neurologista, mas entendeu que havia outro tipo de doença que poderia matar as pessoas, que eram as doenças emocionais e foi em busca do que de fato acreditava. Seguiu uma linha teórica da Psicanálise a fim de investigar o inconsciente, através de várias técnicas como resgate de lembranças da infância, sonhos, símbolos, desejos, fantasias, entre outras até chegar a Livre Associação, método em que o paciente fala, inclusive sobre assuntos desconexos e o Psicanalista escuta, com as suas habilidades de investigar o que está escondido em seu inconsciente e que possa estar lhe causando certo conflito.


O estudo da Psicanálise e auto desenvolvimento do Psicanalista é muito importante, pois se faz necessário desmistificar alguns assuntos que são plantados nas pessoas desde pequenos, como religiões, crenças de modo geral, pontos de vista, limitadores que impedem de seguir em frente, enfim, se faz necessário abrir a mente e ter uma visão profunda de como o outro tem a percepção de todas as coisas.


Ter uma visão ampliada, não significa que não podemos ter religião e crenças, muito pelo contrário, nos ensina a respeitar a opinião do próximo e ter empatia pela forma com que o outro vê a vida, até porque ao longo da vida de um Psicanalista, ele poderá receber pacientes que tem uma visão que poderá contradizer o que de fato é correto para a sociedade, pois a percepção do paciente também é correta.


Nesta situação precisa haver certo equilíbrio para analisar por parte do Psicanalista sobre a falta de percepção do paciente em relação às atitudes da sociedade em que convive e sobre sua própria percepção de não considerar a visão particular do paciente. Precisa haver um equilíbrio que leve ao caminho mais coerente que indique o motivo pelo qual existe aquela atitude e de certa forma, auxilie o paciente a entender que é necessário ter uma visão binocular sobre todo o aprendizado.


Normalmente quando alguém procura por um Psicanalista, há uma busca por algumas respostas sobre situações e emoções que fazem o paciente sofrer e que impõe limitações para seguir adiante e se neste momento o profissional não estiver bem equilibrado, não poderá ajudar.



Sendo assim é de extrema importância que o profissional de Psicanálise tenha total consciência quando decide por atender alguém. Palavra é a maior arma que o ser humano possui e da mesma forma que podemos utilizá-la para ajudar, se não houver o preparo ideal e profissional há uma grande chance de destruir, então esta é uma questão de responsabilidade social, para atender é necessário preparo, muito preparo.


Quando as pessoas passarem a olhar para as outras com empatia e entender que o problema da sociedade é MEU também, com certeza teremos um mundo melhor e mais humano.


Agora com este colapso mundial, com certeza sairemos deste momento difícil como seres humanos melhores e muito diferentes. Acredito que a maioria das pessoas se tornará mais empáticas e terão mais solidariedade pelo próximo. Percebemos neste momento de quarentena, grandiosas ações de generosidade, pessoas que em um momento normal, jamais sabiam quem eram seus vizinhos, nem falavam oi quando se encontravam nos corredores e nos elevadores, mas hoje não, tudo mudou. Há um movimento diferente em relação a gestos, palavras e muitas atitudes positivas.


O mundo estava mais doente do que imaginamos. Há uma enorme quantidade da população sofrendo com depressão, ansiedades, crises de pânico e todos os tipos de doenças emocionais que podemos imaginar e ainda sim as pessoas ainda acham que o que mais mata o ser humano são doenças físicas...sim podem até ser, mas a maioria delas, provocadas pelo estado emocional das pessoas.


É por este motivo que a presença de um Psicanalista preparado, equilibrado e que pode oferecer acolhimento, tem grande impacto na vida do paciente, pois ele é responsável por auxiliá-lo com o entendimento de seu eu interior, com os seus conflitos internos, aquela camada mais profunda conhecida apenas pelo nosso inconsciente e que não deixamos que nosso consciente traga a tona de maneiras convencionais.


Somente assim o paciente pode ser ajudado da maneira correta, compreender suas angústias e tomar consciência de várias situações, causadas exatamente por conflitos vividos no passado e desta forma se responsabilizar de forma mais madura por suas atitudes e mudanças que serão automaticamente provocadas devido às descobertas.


E é exatamente por tudo isso que o Psicanalista faz toda a diferença na vida das pessoas.


Eu defendo esta causa! Rita Farchi Reis




bottom of page