top of page
  • Foto do escritorRita Farchi Reis

O que são as parafilias? Conheça 14 exemplos de distúrbios no comportamento sexual

O que são as Parafilias?

Parafilia trata-se de comportamentos sexuais ou fantasias bizarras, que podem ser consideradas como perversões ou anormalidades, em que o indivíduo sente a necessidade de práticas repetitivas como, por exemplo, pessoas que sentem prazer por objetos não humanos, achar prazeroso humilhar o parceiro e a si próprio, sentir desejo por uma criança, entre outros exemplos que veremos abaixo com maiores detalhes.


Aproveite e clique aqui para conhecer o famoso complexo de Édipo e Electra.


Segue abaixo os exemplos mais conhecidos, dentro da parafilia, que abordaremos no decorrer do artigo:

1. Exibicionismo

O comportamento de Exibicionismo, na maioria das vezes é realizado pelo homem, onde em alguma situação inesperada, ele mostra o órgão genital ao outro, normalmente a alguma mulher, onde tem um forte desejo de ser observado e se masturba até o orgasmo, durante ou após a demonstração.


2. Fetichismo

O comportamento de Fetichismo é adotado na maioria das vezes pelos homens. Trata-se de uma fantasia projetada por algumas partes do corpo do parceiro e também por objetos (luvas, meias, ligas, sapatos...), parceiros fantasiados (empregada, bombeiro, aeromoças...), transar em locais proibidos e inesperados, tudo para sua satisfação sexual.


3. Frotteurismo

O comportamento de Frotteurismo, trata-se da ação do indivíduo em esfregar o órgão genital em alguma pessoa que não consentiu o ato, podendo inclusive ter a utilização das mãos. Infelizmente, normalmente este ato é muito praticado pelos homens contra as mulheres, nas cidades grandes em metrôs e ônibus.


4. Pedofilia

A Pedofilia é considerada uma perversão, onde o indivíduo acima de 16 anos, ou 5 anos a mais que a vítima, sente prazer por crianças até 13 anos de idade, levando a prática de carícias, estimulações dos órgãos genitais, sexo oral e até mesmo a penetração genital ou anal.


5. Sadismo e masoquismo sexuais

O Sadismo é um comportamento onde o indivíduo sente prazer em causar dor no parceiro, pode ser dor física ou psicológica. Já o Masoquismo refere-se ao comportamento de receber a dor, seja ela física ou psicológica.


Entende-se que estes dois comportamentos são totalmente interligados, inclusive adotados por muitos casais sado-masoquistas, onde se deve buscar tratamento, apenas quando há interferências e cause dor na vida pessoal e profissional da pessoa.


6. Voyeurismo

O Voyeurismo refere-se a uma prática de comportamento normalmente adotada pelos homens, de observar pessoas se despindo, nuas ou praticando atos sexuais, sem que elas saibam que estão sendo observadas. Trata-se de uma fantasia normal, desde que não cause danos pessoais e profissionais para o indivíduo.


7. Fetichismo Transvéstico

O Fetichismo Transvéstico, trata-se de um comportamento adotado pelos homens, onde há fantasia em se vestirem com roupas de mulheres. Vale ressaltar que nem todos os homens Trasnvésticos que possuem esta compulsão, podem ser considerados como travestis.


8. Necrofilia

A Necrofilia trata-se de um comportamento onde o indivíduo sente prazer sexual por cadáveres, inclusive se houver a necessidade, eles violam os túmulos para satisfazer o seu desejo. Normalmente este comportamento pode se iniciar após um assassinato, onde o assino tem relações sexuais com a vítima depois de morta.


9. Zoofilia

A Zoofilia trata-se do comportamento, onde no momento do ato sexual, há relação entre um ser humano e um animal. É a necessidade de incluir animais durante os atos sexuais. Esta prática é mais comum entre os jovens, mas para entender é necessária a compreensão das práticas adotadas ao seu redor, como religião e sociedade em geral.


10. Urofilia

A Urofilia trata-se do comportamento onde o individuo se sente excitado pelo ato de urinar no parceiro ou até mesmo de receber o jato de urina. Inclusive no ato sexual, pode-se conter prática de utilizar objetos introduzidos na uretra.


11. Coprofilia e Clismafilia

Coprofilia trata-se do desejo e excitação do indivíduo em defecar no parceiro ou até mesmo de receber as fezes do outro. Pode inclusive incluir situações em que o indivíduo ingere as fezes do parceiro.


Já a Clismafilia trata-se de uma prática sexual, onde o indivíduo insere no anus uma série de líquidos, causando assim uma lavagem intestinal.


12. Parcialismo

Parcialismo trata-se do comportamento em que o indivíduo foca em uma única parte do corpo de seu parceiro, eliminando assim todas as demais, inclusive pode ser realizado o contato oral com os genitais, levando em consideração como única forma de prazer e a negação pelo coito.


13. Escatologia Telefônica

Escatologia Telefônica trata-se de um comportamento quando não compulsivo, considerado saudável, desde que o indivíduo não se veja afetado em sua vida pessoal e profissional.

Nesta situação o indivíduo sente excitação no contato telefônico, através de falar assuntos obscenos para quem está ouvindo ou até mesmo de ouvir da vítima sobre suas atividades sexuais.

Hoje há muitos meios de telecomunicações especializados neste assunto, onde há a possibilidade da satisfação por meio da Escatologia Telefônica, com profissionais capacitados a atender este tipo de situação.


14. Masturbação

A masturbação é uma atividade auto-erótica e saudável entre todas as idades, porém prejudicial quando excessiva e considerada como único meio de relação sexual.

Devido a diversos fatores, a masturbação pode ser vista como patológica, motivo de surgimento de acnes, neurastenia (fadiga, perda de interesse...).

Devido a crenças religiosas há diversas pessoas que não praticam este ato, devido ao sentimento de culpa.


Gostou desse artigo e quer saber mais sobre psicanálise ou coaching? Clique aqui e entre em contato comigo para uma análise.

​

Rita Farchi Reis


bottom of page