top of page
  • Foto do escritorRita Farchi Reis

Você sabe quais são os 7 níveis do processo evolutivo?


A pirâmide do processo evolutivo se baseia em 7 níveis, conforme veremos abaixo:


1º NÍVEL: AMBIENTE

As pessoas que estão neste nível são menos evoluídas, lógicas, primitivas, mais reativas, lentas e estão muito preocupadas com seu nível de sobrevivência, dançam conforme a banda toca. Normalmente seus comportamentos são de luta, fuga e desequilíbrio.

Suas maiores preocupações são o seu sustento, sua saúde, saber onde está e quando está. Suas indagações são mais atemporais relacionadas exatamente a tempo e espaço (onde e quando).


Consideram que a vida seja especificamente de aspecto material e quanto mais estiverem neste nível, menores são as possibilidades de terem êxitos na vida.

2º NÍVEL: COMPORTAMENTO

As pessoas que se encontram neste nível são menos primitivas que a do nível anterior, pois seu nível de comportamento é um pouco mais evoluído e possuem mais ação.

Sua capacidade lógica ainda é bastante pequena e lenta. Podemos dizer que este grupo de pessoas ainda reage bastante, trata-se de um grupo reativo. Mesmo que esta ação e evolução ainda seja “grosseira”, é notável que estas pessoas começam a ter um comportamento melhorado.

Mesmo que a evolução ainda seja pouca, é perceptível a reflexão sobre si “O que preciso fazer para ter um comportamento melhor?”


3º NÍVEL: CAPACIDADES E HABILIDADES

As pessoas que estão neste nível, começam a sair de um nível muito denso e passar para os níveis sutis. Elas possuem senso de direção e começam a se perguntar: “Como?”


Começam a perceber que as outras pessoas são alegres e querem ser também. Possuem vontade de alcançar o sucesso e percebem que direcionar-se só depende dela. Começam então a gerar direção, assumir as rédeas das situações, sentem os aspectos da alegria e começam a ter melhores comportamentos.

Mas ainda há insatisfações, pois agora que este grupo está saindo de uma tríade e passando para a outra, ainda são pessoas com motivações muito externas, de curta duração, ilusão e totalmente ligadas a suas crenças limitantes e sabotadoras.


4º NÍVEL: CRENÇAS E VALORES

Este nível está totalmente ligado no que acreditamos, nossas crenças e valores. É o que nos dá a motivação para alcançar ou não os nossos objetivos. Podemos ter crenças positivas que nos impulsionam e nos motivam e crenças limitantes, que nos barram e não nos deixam conquistar nossos sonhos.

Neste nível, começamos a indagar, por quê somos, por quê algumas pessoas conseguem, por quê eu não consigo? É o começo de um novo despertar, de encontrar a verdadeira motivação interna.

Começamos a perceber que não adianta ter qualidades fantásticas se suas crenças limitantes te impedem de alcançar os seus sonhos e objetivos. Nesta etapa há uma vontade que parte de dentro da pessoa, de modificar o sistema de regras e valores, para não se auto sabotar.


Cria-se uma identidade real e começa a se expressar e fazer a diferença. Começa então a ter uma visão de futuro, perspectiva da missão da sua vida e de quem quer se tornar.


5º NÍVEL: IDENTIDADE

Neste nível mais sutil, as pessoas param de ser manipuladas e assumem sua identidade, começam de fato a comandar a sua vida. Iniciam uma visão de missão e começam a se questionar por qual motivo estão no mundo.

Sabem onde querem chegar e tem uma visão muito clara de quem querem se tornar. Nesta etapa as pessoas expressam identidade de sucesso e se destacam na vida amorosa, financeira, profissional...entre outras áreas. Possuem pensamento positivo e já conseguiram transformar suas crenças e valores em positivos e congruentes.


6º NÍVEL: PERTENCIMENTO / AFILIAÇÃO

Este nível se refere a capacidade de conexão e aglutinação das pessoas. Elas começam a refletir sobre quem são suas conexões dentro e fora da esfera familiar, com quem compartilham todo o seu sucesso, intimidade, sonhos e também os pontos de melhoria.

Refletem também sobre o quanto se permitem pertencer aos lugares e estar nestas conexões com as pessoas que fazem parte do seu grupo familiar ou não. É um nível onde ocorre grande aglutinação de idéias e realizações.

Percebe-se que a vida tem mais sentido quando pensamos, sonhamos, agimos e realizamos todos juntos.


7º NÍVEL: LEGADO / PROPÓSITO / ESPIRITUALIDADE

Este nível é um lugar de luz, onde as pessoas já sabem quem são e onde querem chegar. Sua maior preocupação é com o significado da sua vida. Aqui as pessoas se preocupam com o que querem deixar de legado para a humanidade, pois querem deixar a sua marca para as gerações futuras.

Não há mais crenças, regras e nem conflitos limitantes, pois há uma intensa reflexão sobre a sua espiritualidade. As pessoas que chegam a este nível, são muito iluminadas e de fato podemos chamá-las de ser de Luz.

Gostou desse artigo e quer saber mais sobre psicanálise ou coaching? Clique aqui e entre em contato comigo para uma análise.

Rita Farchi Reis


bottom of page